ACONTECE NO MERCADO

11 de janeiro de 2017

Marketing Promocional se Aprimora e Ganha Espaço

Com abordagens cada vez mais criativas e em diferentes áreas de atuação, o marketing promocional tem se tornado uma estratégia recorrente na publicidade. "O trabalho corpo a corpo é fundamental, não tem como recorrer somente à mídia o tempo todo", conta Pedro Alvarenga, diretor de atendimento e sócio diretor da agência de publicidade Casa Oito.

A prática de marketing promo não se resume a panfletagem, pelo menos não mais. Cada vez mais as agências têm investido em recursos humanos e tecnológicos, de modo a capacitar a equipe de promoção para atuar em diversos tipos de ação e oferecer resultados efetivos ao cliente. Por conta desse investimento, em 2013 as agências especializadas em ações promocionais e eventos apresentaram crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior, de acordo com Promoview, responsável pelo Anuário Brasileiro de Marketing Promocional.

Danilo Sampaio é professor de Marketing e chefe do Departamento de Ciências Administrativas, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para ele, ainda há muito que aprimorar na área: "Faltam recursos financeiros e materiais com mais amparo tecnológico, como ilhas de edição, por exemplo". Mas Danilo reconhece que também houve melhora: "Por outro lado, houve evolução na capacitação dos profissionais, que vêm se especializando", completa.

Pedro admite que tinha reservas a respeito de panfletagem quando começou a atuar no ramo publicitário. Hoje em dia sua visão mudou, mas para ele o marketing ainda é pouco explorado pelas empresas que buscam seus serviços. "O cliente não quer pensar em nada diferente, apenas distribuir o panfleto, sem estratégia, sem envolver o público".

Ele ressalta ainda o importante papel das ações de promoção, muitas vezes não compreendido por pequenos e médios clientes, que não entendem a razão de pagar para ter seu material distribuído. "As empresas menores preferem correr o risco de usar a ilegalidade. A gente teve uma troca natural de pequenos clientes por empresas de grande porte, que aceitam pagar por um serviço melhor executado", conta.

Assim, o marketing promocional vem ganhando mais credibilidade e, consequentemente, mais espaço para se desenvolver. E os resultados disso não vêm apenas em estatísticas, mas também no seu objetivo final: promoção de marcas e produtos junto ao público. Mas é claro que tudo vai depender do maior diferencial do marketing, a criatividade.

 

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