ACONTECE NO MERCADO

17 de janeiro de 2017

O Que Há de Novo nas Agências de Live Marketing

Que hoje em dia o marketing promocional vai muito além da panfletagem, a gente já sabe muito bem. Mas o que pode ainda confundir alguns empresários que buscam tais serviços e passar despercebido por quem não vivencia a rotina do marketing são justamente os diferenciais trazidos pelas agências mais atualizadas. E para classificar esse novo procedimento diante do mercado, foi criado o termo Live Marketing.

A ideia do Live Marketing veio para ficar e hoje dita o ritmo das ações promocionais no Brasil e no mundo. O que muita gente não sabe é que a nova nomenclatura não muda em nada o que já é feito, ela vem exclusivamente para valorizar o trabalho das agências especializadas não apenas em executar serviços operacionais, mas também em criar, planejar e desenvolver ações de interação cada vez mais intensas entre marca e público. De acordo com a AMPRO- Associação de Marketing Promocional, a prática do Live Marketing é definida como: "atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços e marcas. Estimula e provoca, por meio das experiências sensoriais, as sensações sinestésicas, sejam elas táteis, olfativas, gustativas, visuais, auditivas ou correlacionadas. Promove as melhores experiências de marca que qualquer outra atividade de marketing pode proporcionar e gera o maior engajamento nas pessoas".

A própria palavra "live" deixa bem claro aquilo que os profissionais já conhecem muito bem: o trabalho ao vivo, onde um simples erro pode comprometer toda uma campanha e uma ação bem sucedida pode resultar em clientes fiéis. Mas justamente por seu caráter imaterial, é difícil medir o resultado das ações de Live Marketing, como define Julio Feijo, editor do portal Promoview, de referência nacional na área: "Quando estamos falando em ‘entrar no coração' do consumidor, falamos de atributos intangíveis. Não se explica uma paixão. Por isso não pode ser avaliado de forma isolada. Precisa estar integrado e complementando ações de mídia e digital. Mas é claro que se erros bisonhos acontecem na execução a ‘medição' será horrível".

Entretanto, mesmo que o termo tenha sido prontamente adotado pelas agências, Feijo atenta para o fato de que muitas delas ainda não incorporaram o comportamento necessária para se ter um bom desempenho no setor. "Existe o grupo que mudou sua atitude no mercado, se negando a participar de concorrências aviltantes com, por exemplo, mais 10 rivais ou a prazo com 90 dias de pagamento. Mas a maioria até agora simplesmente mudou o sobrenome. Deixaram de ser ‘de marketing promocional' para serem ‘de live marketing'. Na pratica continuam como antes e a gente espera que mudem, pelo bem do mercado", explica.

Parte dessa nova atitude está em reconhecer e valorizar o trabalho, sobretudo de planejamento, realizado pelas agências. Feijo destaca que quem contrata serviços de Live Marketing já entende que para conquistar o consumidor é necessário profissionais especializados e uma execução perfeita. Porém, por muito tempo se vendeu a ideia de que fazer promo é mais econômico que fazer propaganda, ignorando que dá muito mais trabalho, envolve muito mais gente e é ao vivo, além de que não há margem para erro.

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